10 erros que podem te impedir de perder peso

Redação 01/06/2022
Atualizada 2022/06/01 at 12:45 PM
10 erros que podem te impedir de perder peso
Inscreva-se no Google News do Portal de Recuperação

Se queremos ter uma boa aparência, temos de começar a avaliar o que estamos a fazer. Perder peso requer disciplina e planejamento, especialmente se você deseja resultados a longo prazo. Fatores como estresse excessivo , não fazer um planejamento semanal ou não saber cozinhar ou combinar ingredientes podem fazer com que seus esforços sejam desperdiçados. É por isso que se você já está de dieta, agora é um ótimo momento para corrigir esses erros que costumamos cometer quando queremos perder alguns quilos.

  1. Comer muito pouco e sentir fome
    Muitas pessoas conscientemente – e inconscientemente – associam a fome com a dieta. Mas a verdade é que, quando remontada às suas raízes gregas, a palavra “dieta” significa “modo de vida”, ou seja, todos os nossos hábitos e costumes diários.

    Aderindo a essa definição, fazer dieta deve ser algo abrangente, envolvendo comer uma dieta equilibrada, fazer exercícios e estabelecer metas. Muitas pessoas pensam que devem pular refeições ou reduzir porções, o que é um grande erro. O que eles devem fazer é adicionar alimentos saudáveis, como proteínas magras e vegetais e cortar os lanches de rua.
  1. Obcecado por calorias
    Os dias de contagem de calorias acabaram. “Há outros fatores que você deve ter em mente, como sentir-se cheio depois de comer uma combinação de proteínas e gorduras; o índice glicêmico; a capacidade dos nutrientes de causar inflamação dentro do corpo”, disse o psiconutricionista Itziar Digón à Vogue.
  2. Levando uma dieta ao extremo zero carb
    É verdade que comer carboidratos em excesso provavelmente fará você ganhar alguns quilos a mais, mas você não pode cometer o erro de eliminá-los todos juntos ou associar carboidratos a altas calorias. Uma dieta saudável deve permitir que você encontre um equilíbrio entre todos os diferentes grupos de alimentos e possa desfrutar de uma guloseima de vez em quando.

Como disse a nutricionista e coach nutricional Ylenia López, “a maioria das dietas não são cem por cento perfeitas em todos os aspectos”, provavelmente porque não são supervisionadas por especialistas.

  1. Não tirar os olhos da balança
    Pesar-se todos os dias (e às vezes mais de uma vez) é um sinal de que você deseja resultados imediatos e está se sentindo impaciente. Vamos ser sinceros: sua motivação não pode ser baseada no número de quilos ou então seu humor começará a azedar muito rapidamente. A escala deve ser uma ferramenta para acompanhar o progresso a médio e longo prazo.
  2. Acreditar no milagre de uma dieta exclusivamente baseada em nutrição
    Fazer uma dieta sem adicionar exercícios é um dos erros mais comuns. Esse erro é baseado na ideia de que uma pessoa pode perder peso rapidamente apenas cortando certos alimentos ou reduzindo drasticamente a ingestão calórica diária. A longo prazo, isso simplesmente não é verdade; a redução de calorias afeta mais a massa muscular, que é mais difícil de recuperar depois de perdida. A atividade física ajuda você a manter seu corpo em forma e mantê-lo assim.
  1. Beber muita água de uma só vez
    Enquanto beber água faz você se sentir cheio e isso pode ajudá-lo a perder peso, é um mito que a água sozinha o deixará mais magro. Como disse a nutricionista Rocío Maraver, “Sim, existem estudos que mostram que beber dois copos de água no almoço e dois no jantar ajuda a emagrecer”, mas algumas pessoas não têm o hábito de beber esse líquido vital ao longo do dia. Quando se lembram, tentam fazer tudo de uma vez e isso causa um efeito de esvaziamento no estômago que acaba sendo contraproducente.
  2. Definir um grande objetivo
    Ao tentar perder peso, muitas coisas podem acontecer ao longo do caminho, tanto externas quanto internas, para afetar sua motivação. Isso pode levá-lo a sentir uma sensação ainda maior de decepção se você não atingir seu objetivo. A melhor maneira de definir metas é criar um plano de ação com várias submetas. Alcançar esses sub-objetivos ajudará a motivá-lo a continuar tendo sucesso. Também permitirá que você seja mais flexível com quaisquer alterações que fizer na estratégia.
  1. Fazer sozinho
    Se você mora com a família ou outras pessoas e é o único que se alimenta de forma saudável ou muda seus hábitos em casa, provavelmente terá dificuldade em dividir a mesa, fazer compras e cozinhar. Precisamos do apoio das pessoas com quem convivemos, bem como da compreensão que obtemos do nosso círculo social. Algumas pessoas até acham que começam a se isolar e param de passar tempo com seus amigos porque acham muito tentador ir a um restaurante ou a uma festa, esquecendo completamente que há outras coisas que você pode fazer que não envolvem grandes refeições, ou que você sempre pode escolher uma opção saudável enquanto estiver fora.
  2. Comer alimentos leves
    É comum ver pessoas que iniciam uma dieta começando a comprar alimentos rotulados como “light”. De fato, de acordo com um estudo do National Obesity Forum e da Public Health Collaboration (Reino Unido), comer esses alimentos de baixa caloria pode levar a uma ingestão de alimentos com a mesma quantidade (ou mais) de açúcar e gordura do que ingerindo alimentos integrais porque as pessoas tendem a comê-los em maiores quantidades.

Lembre-se, se você já está de dieta, mantenha sua atitude positiva, procure a ajuda de um nutricionista e seja disciplinado com seus hábitos alimentares e de exercícios. Mas acima de tudo, seja paciente consigo mesmo. Lenta mas seguramente você alcançará seu objetivo.

MARCADO: , ,
Inscreva-se no Google News do Portal de Recuperação
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *