Quando pensamos em clínica psiquiátrica muitas informações errôneas vêm à nossa mente. Com isso, hoje trouxemos algumas informações importantes a respeito dessas clínicas e como elas funcionam de fato. Confira a seguir:
COMO OCORRE A INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA?
Bom, a internação em uma clínica psiquiátrica acontece quando um indivíduo precisa de tratamento para os seus transtornos mentais, dependências químicas ou comorbidades.
A intenção da internação em clínica psiquiátrica é controlar e iniciar esse tratamento com o objetivo de melhorar a vida do paciente e das pessoas que o cerca.
Em casos de internações involuntárias, o paciente é colocado em um hospital onde ele tem atendimento durante 24 horas e todos os dias da semana. Todos os profissionais que o acompanham são especializados em transtornos mentais e psíquicos.
A função dos profissionais é auxiliar no tratamento do paciente, melhorando seu desempenho na sociedade e sua qualidade de vida.
Isso porque, a partir da internação, os sintomas são tratados a fim de que seja possível haver uma ressocialização do paciente.
PARA QUE SERVE A INTERNAÇÃO EM CLÍNICA PSIQUIÁTRICA?
A internação na clínica psiquiátrica acontece quando não existe mais a possibilidade do paciente ser tratado em casa, ou quando existe resistência por parte do paciente.
Essas internações são recomendadas em casos graves, onde os cuidados precisam ser intensivos. Em hospitais e clínicas psiquiátricas, o cuidado é maior e totalmente voltado para o problema daquele paciente.
Dessa forma, ele consegue controlar suas crises, evitando ataques de surtos e evitando gatilhos para isso.
A internação é interessante para que o paciente consiga ser sociável novamente e manter relacionamentos saudáveis. Além disso, é claro, ser curado da sua doença.
QUAIS SÃO AS DOENÇAS TRATADAS EM UMA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA?
Bom, existe uma série de vícios e doenças que podem ser tratados dentro de uma clínica psiquiátrica.
Dentre elas, as mais comuns são: depressão, dependência química, transtornos de humor ou psicóticos, inclinação ao suicídio, esquizofrenia, alcoolismo e bipolaridade.
Existem, ainda, outros transtornos mentais que necessitam também de uma internação em clínicas, como a síndrome do pânico, transtornos alimentares e ansiedade.
Todas essas doenças são passíveis de internação pois comprometem a boa funcionalidade do paciente, fazendo com que ele coloque a sua própria vida em risco e também a vida de pessoas próximas a ele.
Essa internação pode ser indicada por um médico psiquiatra através de um laudo com todas as informações pertinentes daquele caso.
COMO PODE SER FEITA A SOLICITAÇÃO DE INTERNAÇÃO EM CLÍNICAS PSIQUIÁTRICAS?
Se o próprio paciente se recusar a ser internado, e o caso dele realmente for grave o suficiente para isso, os próprios familiares ou responsáveis legais podem solicitar a internação do mesmo.
Além disso, alguns profissionais da saúde, de acordo com o laudo apresentado, também podem solicitar a internação do paciente, dependendo do seu estado atual.
Se o paciente não tiver nenhum familiar ou responsável legal próximo, um assistente social pode ficar encarregado dessa função de pedir a internação dele.
COMO FUNCIONA O TRATAMENTO EM CLÍNICAS PSIQUIÁTRICAS?
A função da clínica psiquiátrica é oferecer um tratamento completo para aquele paciente, com toda a individualidade que o seu caso possui.
Se o transtorno for mental, o tratamento precisa ser voltado especificamente para isso. Se for dependência química, acontece da mesma forma.
A intenção da internação é promover a recuperação do paciente através dos tratamentos oferecidos. O tipo de tratamento é definido a partir de diagnósticos feitos de acordo com a doença que o paciente apresenta, com a sua gravidade e com os riscos envolvidos.
A partir disso, é feito todo um planejamento terapêutico com um conjunto de recomendações e sugestões sobre a melhor forma de tratar aquele paciente.
Os profissionais da saúde acompanham a evolução do paciente todos os dias nas clínicas psiquiátricas, e podem alterar, se necessário, a sua conduta, dependendo de alguns fatores como a boa aceitação pelo indivíduo internado.
É muito importante que haja uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, nutricionista, educador físico, psicólogos, terapeutas e médicos para que o tratamento seja feito de maneira completa, obtendo ótimos resultados na internação do paciente.
Fonte: Grupo Salvando Vidas