Queria ter um aparelho de pressão em casa e não sabe qual escolher nem como fazer? Hoje a ideia é dar umas dicas da melhor forma de se medir a pressão em casa. Neste episódio o Dr. Carlos Pedrotti dará mais detalhes sobre o assunto.
Para quem não sabe, o nome correto do aparelho de pressão é “Esfigmomanômetro”. Os médicos o apelidam carinhosamente de “esfigmo”. Temos hoje várias opções automáticas disponíveis em qualquer farmácia, eles estão mais confiáveis e, os preços, mais acessíveis.
Não é todo mundo que precisa ter um “esfigmo” em casa. Mas se você tem pressão alta, problemas cardíacos ou alguma doença crônica, pode ser interessante, em especial hoje com a maior disponibilidade de serviços de telemedicina. Sobre a marca e modelo, depende de cada bolso, mas o mais importante é verificar se há o selo do Inmetro, que garante a confiabilidade. Cuidado com produtos muito baratos em sites de eletrônicos importados, pois podem ser menos confiáveis.
Mesmo para quem tem pressão alta, estando controlada não precisa medir todo dia, ok? É só de vez em quando, para ter uma ideia.
Medidor de punho ou braço? Qual o melhor? Essa resposta é fácil: o de braço é geralmente o mais recomendado. Mas para isso é importante ter atenção se o tamanho da braçadeira está adequado ao diâmetro do seu braço. Normalmente isto está escrito certinho na caixa. Na dúvida, consulte o farmacêutico. Não compre sem ver isso, ok? Isso significa que os monitores de pulso ou punho são ruins? Não, de jeito nenhum, eles também são bons. Mas o importante é saber que há um pouquinho mais de variação nas medidas e é bem importante lembrar de deixar o punho relaxado e na altura do coração durante a medida.
E como medir? O ideal é estar pelo menos 3 a 5 minutos em repouso, relaxado, sentado e com as costas apoiadas. Meça duas vezes com um minutinho de intervalo e faça uma média. Pronto. Esse é o melhor jeito.
Com qual frequência devo medir? Isso vai depender de em qual estágio do tratamento cada um está. Quando o diagnóstico de pressão alta já está consolidado e o tratamento estável (explicar melhor o que é estável), uma medida a cada 15 dias está de bom tamanho.
Para saber mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.
Fonte: Brasil61