Nesta quinta-feira (1ª) a cidade de Wanderlândia, localizada na região ocidental do Tocantins, completa 41 anos de história. Situada a 371 km da capital Palmas, foi fundada em 1983. O início do desenvolvimento de Wanderlândia ocorreu às margens da BR-226 — Belém-Brasília — em 1958, quando da construção da BR. Na época, o município pertencia ao estado de Goiás. Em 1958 o lugarejo recebeu o nome ″Entroncamento do Velame″ e algumas famílias começaram a habitar o local. Com a construção da rodovia BR-153, aberta na década de 1960, a região se transformou rapidamente num centro de povoação próspero.
Conhecida como cidade das cachoeiras, Wanderlândia é considerada um paraíso pouco conhecido. A cidade possui quase 30 cachoeiras e apenas 13 delas são bem conhecidas. Destaque para as cachoeiras: Santa Bárbara, Tempero e Cachoeira da Costa Rica.
Segundo dados do IBGE, O PIB da cidade é de cerca de R$ 183,4 milhões de reais, sendo que 45,5% do valor adicionado advém da administração pública. Na sequência, aparecem as participações da agropecuária (26,2%), dos serviços (16,7%) e da indústria (11,7%).
Para a comemoração do aniversário, a prefeitura da cidade preparou uma programação especial na noite desta quinta-feira. A comemoração inclui shows com diversas bandas a partir das 22h. A programação completa está disponível nas redes sociais e no site da prefeitura de Wanderlândia.
Além de Wanderlândia, o município de Missal (PR) e Quixelô (CE) também fazem aniversário nesta quinta-feira (1ª). A programação completa das comemorações do município está disponível nas redes sociais das prefeituras.
Fonte: Brasil 61