MIDR intensifica apoio à população do Rio de Janeiro e Espírito Santo, atingidos pelas fortes chuvas do último fim de semana

Redação 27/03/2024
Atualizada 2024/03/27 at 2:22 PM
MIDR intensifica apoio à população do Rio de Janeiro e Espírito Santo, atingidos pelas fortes chuvas do último fim de semana
Inscreva-se no Google News do Portal de Recuperação

Após as chuvas intensas que provocaram grandes desastres na região Sudeste no último fim de semana, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), intensificou o apoio aos municípios atingidos, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No estado fluminense, o MIDR reconheceu, de forma sumária, a situação de emergência em Petrópolis, Magé e Teresópolis. Com isso, os municípios já podem solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, de água potável e aluguel de caminhões-pipa.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, está no Rio de Janeiro coordenando uma equipe de integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), em conjunto com equipes do Ministério da Saúde (Secretaria de Vigilância em Saúde). No domingo, Wolnei Wolff e um grupo de vereadores e secretários visitaram as áreas mais afetadas da cidade de Teresópolis, como a comunidade do Perpétuo, no bairro de São Pedro, e a Rua da Mata, no Barroso, para avaliação e definição de planos de trabalho. “Temos recursos para apoiar esses planos. As pessoas que sofrem com esses desastres naturais precisam do melhor atendimento, no menor tempo possível”, ressaltou o secretário Wolnei Wolff.

De acordo com a Defesa Civil do estado, foram contabilizados 47 municípios afetados, com quatro óbitos em Petrópolis, dois em Teresópolis, um em Arraial do Cabo, um em Duque de Caxias, um em Maricá e um no Rio de Janeiro. No total, 6.532 pessoas estão desalojadas na região e 818 desabrigadas.

Situação no Espírito Santo

No estado capixaba, a Defesa Civil Nacional reconheceu sumariamente a situação de emergência de 13 municípios. Além disso, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, está no Espírito Santo, coordenando uma equipe de integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) e representantes do Ministério da Saúde, no auxílio ao estado e às cidades atingidas.

A Pasta também solicitou mobilização de apoio das Forças Armadas, via Ministério da Defesa, para ações de socorro e assistência à população afetada. De acordo com a Defesa Civil do estado, foram contabilizados 17 óbitos em Mimoso do Sul e outros dois na cidade de Apiacá. No total, 7.287 pessoas estão desalojadas na região, 411 desabrigados e seis desaparecidos.

Durante o fim de semana, foi registrado cerca de 300 milímetros de chuva acumulados. “Isso é fruto de mudanças climáticas e situações que geram cada vez mais acumulados em regiões onde não tinha chuvas dessa magnitude”, afirmou Armin Braun. “Nesse momento, qualquer alerta de chuva é muito importante porque o solo está muito encharcado, os rios estão cheios e as cidades foram muito afetadas”, completou.

Os técnicos da Defesa Civil Nacional auxiliarão membros das cidades afetadas pelas fortes chuvas a fazerem os planos de trabalhos necessários para obter recursos do Governo Federal, seja para assistência humanitária, restabelecimento ou reconstrução.

Orientações

Em áreas de risco, como encostas, por exemplo, é preciso ficar muito atento a qualquer sinal de movimentação do terreno, como trincas e rachaduras em postes e paredes. Se constatado qualquer um desses sinais em áreas de risco de deslizamento ou inundação, é importante contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193.

A Defesa Civil Nacional indica que a população cadastre os telefones celulares, enviando mensagens de texto para o número 40199 com o CEP da região onde mora, para passar a receber alertas por SMS. Além disso, é importante estar sempre atento às informações da Defesa Civil, principalmente dos municípios, que dão a primeira resposta aos desastres.

O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil já está mobilizado, assim como as defesas civis estaduais e municipais, que também vão ajudar a informar a população que reside nas áreas que podem ser atingidas.

Dicas de segurança

*Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

*Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

*Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.

*Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: MIDR

Fonte: Brasil61

Inscreva-se no Google News do Portal de Recuperação
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *