Ministros sobrevoam cidades atingidas por fortes chuvas em Alagoas

Redação 12/07/2023
Atualizada 2023/07/12 at 3:15 PM
Ministros sobrevoam cidades atingidas por fortes chuvas em Alagoas
Inscreva-se no Google News do Portal de Recuperação

Uma comitiva formada por integrantes de três ministérios sobrevoou, nesta terça-feira (11), parte da região de Alagoas que está em situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram o estado na última semana. Liderado pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o grupo contou ainda com a participação dos ministros dos Transportes, Renan Filho, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e de secretários e técnicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O objetivo foi avaliar a situação para atender à população afetada pelos desastres.

“Vamos trabalhar sempre em duas frentes: resposta, que envolve ajuda humanitária, restabelecimento, desobstrução e limpeza de ruas, cidades e estradas; e também reconstrução, quando há perdas de patrimônio, estradas, pontes e casas. Existe um planejamento para isso”, explicou Waldez Góes. O ministro ainda agradeceu a cooperação e a agilidade dos governos estadual e municipais, com destaque para a avaliação dos danos e assistência às vítimas, que permitiram uma atuação mais eficiente.

“Renan Filho e Wellington Dias, em transversalidade, têm atuado conosco desde o primeiro momento do desastre. Também é importante ressaltar que o presidente Lula está, a todo o momento, envolvido na agenda. Ele nos telefonou desde que chegamos aqui, nos passou recomendações e, além de expressar solidariedade, reafirmou o compromisso integral do Governo Federal com o povo alagoano”, completou.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, agradeceu ao apoio do Governo Federal após o desastre. “Gostaria de agradecer ao nosso presidente Lula, que colocou todo o seu governo à disposição dos prefeitos Assim nós conseguimos dar uma resposta rápida para atender àqueles que ficaram desabrigados, sem suas casas”, disse.

Durante a tarde, os ministros Waldez Góes, Wellington Dias e Renan Filho, o senador Renan Calheiros, o governador Paulo Dantas, o prefeito de Murici (AL), Olavo Calheiros Neto, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, sobrevoaram Murici, um dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas. A agenda também contou com a visita a um abrigo onde estão alojadas famílias que perderam suas casas durante os desastres.

Defesa Civil

Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) estão no estado desde sábado (8) para orientar as equipes de defesa civil locais e as prefeituras. A visita técnica tem como objetivo avaliar as necessidades de cada município, ajudar os agentes locais na solicitação de reconhecimento federal da situação de emergência e na elaboração dos planos de trabalho para liberação de recursos para assistência humanitária e restabelecimento dos serviços essenciais, para que as cidades retomem a sua normalidade.

Na segunda-feira (10), foi realizada uma reunião do grupo com gestores das cidades de Maceió, Atalaia, Joaquim Gomes, Coqueiro Seco, Passo do Camaragibe e Santa Luzia do Norte sobre os procedimentos a serem adotados para a solicitação de assistência humanitária, limpeza urbana e ações de restabelecimento. A medida deve se estender pelos próximos dias com outros municípios afetados pelo desastre.

Presente ao evento, o senador Renan Calheiros relembrou da enchente de 2010 e do apoio do presidente Lula na construção de residências para os desabrigados pelo desastre. “A bancada federal de Alagoas estará 100% à disposição para, com o Lula e a [Simone] Tebet, começar o projeto das barragens e gerar energia e resolver os problemas das enchentes que assolam Alagoas”, comentou.

Situação de emergência

O MIDR reconheceu sumariamente situação de emergência em 31 cidades alagoanas São elas: Atalaia, Barra de São Miguel, Branquinha, Cajueiro, Capela, Colônia, Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Penedo, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, São José da Laje, Santana do Mundaú, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Satuba, Viçosa e União dos Palmares. Mais municípios deverão obter, nos próximos dias, o reconhecimento federal de situação de emergência.

Fonte: Brasil61

Inscreva-se no Google News do Portal de Recuperação
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *