ENADE: exame que avalia cursos universitários será aplicado neste domingo (27) pelo Inep

Redação 26/11/2022
Atualizada 2022/11/26 at 7:33 PM
ENADE: exame que avalia cursos universitários será aplicado neste domingo (27) pelo Inep
Inscreva-se no Google News do Portal de Recuperação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, aplica, neste domingo (27), a prova do Enade para concluintes de 26 cursos. Incluído no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, desde 2004 o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares.

O Enade também considera na avaliação o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além de analisar o nível dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Os participantes também devem responder o Questionário do Estudante, preenchido por meio do Sistema Enade, obrigatoriamente até às 23h59 deste sábado (26/11), seguindo o horário de Brasília. Para acessar o Sistema Enade é preciso ter uma conta na plataforma gov.br. Só depois de avançada esta etapa é que o estudante conseguirá visualizar o Cartão de Confirmação da Inscrição com informações sobre o local de prova.

Coordenador de Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, David Renault explica que o Enade é um programa de aferição da educação universitária fundamental para garantir um ensino superior de qualidade no Brasil.

“É um programa antigo, já tem tradição, é feito de forma independente, é um programa elaborado com questões por professores universitários de todo o país e é importante num país como o Brasil que tem milhares de instituições de ensinos públicas e privadas de diferentes níveis, de diferentes qualidades, de diferentes níveis de comprometimento com a qualidade do ensino”, avalia.

Mais de 405 mil estudantes já haviam preenchido o questionário até o último domingo (20/11), o que representa 67,75% dos 598.116 estudantes concluintes inscritos no exame.
As respostas específicas do Questionário do Estudante de cada participante são sigilosas e serão avaliadas pelo Inep por curso de graduação para a geração de estatísticas e indicadores educacionais.

Estão obrigados a participarem do Enade os concluintes dos cursos de bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Já nos cursos superiores de tecnologia, a prova do Enade é obrigatória para os concluintes das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

“A expectativa é que o Enade possibilita que as instituições que são bem avaliadas continuem fazendo seu trabalho de forma que vem sendo feita e aperfeiçoando no que for possível e aquelas que são mal avaliadas que tentem consertar o que está errado, para que possa garantir uma formação de qualidade para o aluno”, destaca. “Porque uma formação de má qualidade não vai resolver nada também, se colocar um profissional que não tem qualificação no mercado é mesmo que nada”, pondera.

A realização da prova e o preenchimento do Questionário do Estudante asseguram a regularidade dos inscritos junto ao exame. O não cumprimento de um desses instrumentos gera irregularidade no Enade e impossibilita a colação de grau do estudante.

Fonte: Brasil61

Inscreva-se no Google News do Portal de Recuperação
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.