Os efeitos da dependência ficam gravados para sempre na memória do dependente químico e somente com uma clínica de recuperação é possível fazer ele parar com o uso de drogas e álcool.
Uso de substâncias químicas
O uso de substâncias químicas muitas vezes está relacionado ao prazer imediato e aceitação em grupo de amigos e colegas, o dependente químico pensa que fará uso apenas uma vez ou que não está exagerando, mas isso é engano o dependente nunca mais consegue se livrar do vício porque a dependência química não tem cura.
O que é a dependência química?
A dependência química é uma doença caracterizada pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias psicoativas, ou seja, que causam mudanças no estado mental da pessoa. Isso inclui tanto drogas cujo uso é permitido por lei como aquelas que são proibidas.
Drogas que causam dependência química
Existem diversos tipos de substâncias psicoativas que podem causar dependência e que provocam diferentes efeitos no organismo. Algumas delas são consideradas depressivas: é o caso das bebidas alcoólicas, do ópio, da morfina e de alguns tipos de medicamentos como tranquilizantes e ansiolíticos.
Outras alteram o estado mental por serem estimulantes, como o tabaco, a cocaína, o crack e as anfetaminas. Há ainda as que provocam alucinações e perturbações do estado mental como a maconha, o êxtase, o LSD e as plantas alucinógenas. Esteróides e anabolizantes são outras drogas que podem causar dependência.
A vida do dependente químico
O Dependente Químico torna-se uma pessoa inconveniente entre amigos e familiares, apesar de negar a dependência experimenta sensação de alucinação, descoordenação e constrangimento denunciando sintomas de Dependência Química, é necessário atenção e compreensão do Dependente Químico a Dependência Química é uma doença que deve ser tratada.
Amigos e familiares podem auxiliar no tratamento convencendo o Dependente Químico a buscar tratamento, muitas vezes o dependente durante crises de uso de droga pode falar da sua vida e culpar o emprego ou outros fatores como causa da Dependência, escute o colega e diga que compreende e que a situação já não é mais suportável, que ele pode contar com a sua ajuda, explique que existe tratamento para a Dependência Química e que é isso que deve ser feito para que a pessoa volte a convivência social.
Características de uma pessoa dependente química
O Dependente Químico é geralmente uma pessoa imatura emocionalmente, possuem baixa autoestima e pouca ou nenhuma tolerância à frustração, tem dificuldade de lidar com sentimentos e desejos e precisam de prazer imediato, jovens e adolescentes podem recorrer ao uso de droga em uma fase onde há busca pela aceitação e longe dos pais a fragilidade emocional é cada vez mais um fator gerador de dependência química e do alcoolismo.
A fragilidade do Dependente Químico fica visível durante crises de uso de drogas ou bebida alcoólica, o Dependente muitas vezes nega o uso mesmo quando é visível, ou culpa a família e reclama de situações que na verdade já nem são incomodas e se trata apenas de uma justificativa, mas é necessário compreender a Dependência Química considerando a possibilidade de tratamento.
É possível a recuperação do dependente químico
Sim é possível a recuperação do Dependente Químico desde que haja aceitação e comprometimento com o tratamento, a primeira etapa a ser vencida para o Dependente Químico é ser honesto consigo mesmo e com os outros, familiares e pessoas que se importam com sua saúde física e mental.
Buscar ajuda de um profissional ou de uma casa de recuperação é essencial para desintoxicação do paciente, hoje existem alguns sites de grandes clínicas que fazem um trabalho de conscientização e prevenção a recaída e o retorno a sociedade pós tratamento, segue a lista abaixo.