Os parques de Londres (e além) tornaram-se um cobertor de grama coberto de mensagens, bonecos, bandeiras e plantas em homenagem a soberana falecida. Mas eles não vão para o lixo.
Falou-se do amado corgi, das joias reais e das várias disposições funerárias, mas os mais atentos ao meio ambiente se perguntaram o que acontece com as flores depositadas nos parques de Londres (e além) para comemorar a rainha Elizabeth II .
Poucos dias após o funeral de Sua Majestade, que faleceu aos 96 anos no dia 8 de setembro passado , os cidadãos questionam-se sobre como conservar as homenagens de súditos e turistas espalhados pelas áreas verdes da capital britânica.
Após o anúncio da BBC de que proibia deixar brinquedos de pelúcia de Paddington espalhados (porque não são biodegradáveis), agora vem um novo arranjo de flores para o soberano. Quanto ao Green Park e ao Hyde Park, estão previstos para serem transformados em compostos orgânicos e reaproveitados em projetos urbanos. O Royals Parks (a organização de caridade responsável por coordenar os tributos florais durante o luto nacional) ordenou que nem mesmo a última despedida seja desperdiçada ou não seja usada. Em vista da devoção e serviço ao país que a rainha sempre perpetuou em mais de 70 anos no trono, nem um botão ficará para apodrecer.
Para constar, esta semana as flores ainda serão deixadas no chão nos parques da cidade, apenas para serem enviadas para outro lugar. O período de luto da família real termina precisamente sete dias após o funeral do soberano, que teve início em 19 de setembro , na presença de mais de 200 chefes de estado e realeza (2000 convidados estiveram presentes na Abadia de Westminster).
Sempre do ponto de vista ambientalista, os cartões, cartas e qualquer outra mensagem relacionada a buquês de flores serão separados das plantas e guardados separadamente.
Um livro virtual de condolências permitiu que todos enviassem suas condolências à família real. As mensagens mais tocantes ou significativas serão selecionadas e levadas diretamente à atenção do Palácio de Buckingham.
A rainha foi enterrada em um rito de enterro privado na Capela Memorial do Rei George VI, em Windsor, ao lado de seu amado consorte , o príncipe Philip, duque de Edimburgo, que faleceu aos 99 anos em abril de 2021 , com a rainha mãe e pai, o falecido rei George VI, bem como sua irmã, a princesa Margaret.