O que é acne hormonal e como tratá-la

Essas inflamações da pele na idade adulta são inevitáveis, sejam cravos ou cistos dolorosos

Redação 14/07/2022
Atualizada 2022/07/14 at 11:06 PM
Inscreva-se no Google News do Portal de Recuperação

Você não é mais adolescente, mas está acordando e se deparando com surtos que nunca viu antes. Quer se trate de cravos e espinhas a cistos dolorosos, essas inflamações inevitáveis ​​da pele na idade adulta são chamadas de acne hormonal.

O que é acne hormonal?

“A acne hormonal é desencadeada por um desequilíbrio de hormônios, especificamente estrogênio e andrógenos, resultando em ‘surtos cíclicos’ que geralmente coincidem com o ciclo menstrual de uma pessoa”, disse a especialista em pele Dr. Sajani Barot. “Como tal, isso é mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos. As erupções geralmente se apresentam ao redor do queixo ou da área da boca e durante certas épocas do mês. Pode ou não estar próximo do seu ciclo menstrual.”

O que desencadeia a acne hormonal?

“O cortisol, o hormônio do estresse, também pode ser um gatilho para muitos se as erupções ocorrerem durante períodos de alto estresse. Muitas mulheres na faixa dos 20 e 30 anos têm isso perto do período menstrual, quando há um aumento do hormônio progesterona ”, diz Barot.

“Flutuações de estrogênio, progesterona e testosterona podem causar espinhas. Além disso, essas flutuações também podem acontecer durante a gravidez e a menopausa. Nesses tempos de aumento de hormônios, o corpo produz mais sebo, uma substância oleosa e cerosa”, acrescenta.

A acne hormonal pode ser tratada como acne regular?

“Faz parte do tratamento. A acne regular e a acne hormonal requerem tratamentos que visam a superprodução de sebo, como o ácido salicílico. Mas na acne hormonal, você precisa chegar à raiz da causa, que é normalizar os hormônios. Como tal, certas pílulas anticoncepcionais são aprovadas para acne”, explica. ‘Acne hormonal’ não é um termo médico, então você não verá isso nas informações de prescrição aprovadas pela FDA para esses medicamentos. Além disso, outro medicamento, como a espironolactona, é um antagonista da aldosterona que diminui a atividade dos receptores androgênicos e também é comumente usado para acne hormonal”.

Segundo Barot, a acne hormonal ainda precisa de um regime de cuidados com a pele que ajude a esfoliar e limpar os poros das pessoas.

A acne hormonal pode ser tratada naturalmente?

“Não, produtos naturais podem ou não alterar seu desequilíbrio hormonal e não há estudos clínicos para apoiar isso.

Existem suplementosou produtos que você recomendaria?

“Os limpadores e tônicos à base de ácido salicílico são ótimos para reduzir a produção de sebo , e um produto com AHAs como o ácido glicólico também pode ser bom para desobstruir os poros. É importante usar produtos não comedogênicos que tenham ingredientes emolientes muito ricos, como o petrolato, que podem obstruir os poros.”

O retinol funciona para acne hormonal?

“Sim! O retinol é bom para todas as acnes, ajuda a aumentar a resposta, de uma média de 30 para 7 dias. No entanto, esses pacientes podem precisar de tratamento prescrito visando seus hormônios, além do retinol. O retinol funcionará apenas na superfície.”

Inscreva-se no Google News do Portal de Recuperação
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *