Olá, gente, tudo bem com vocês? Fabi Costa aqui pra mais um episódio da série de podcasts Onde tem SUS, tem Vacina!
Sabe qual o tema deste episódio? As vacinas oferecidas pelo SUS!
Gente, o Programa Nacional de Imunizações tem quase cinquenta anos de existência. É quase meio século salvando vidas e promovendo a saúde.
Graças a ele, a gente já eliminou, a poliomielite, a rubéola e o tétano neonatal como problema de saúde pública no nosso país! Então, quando o assunto é vacina, o Brasil dá aula!
Hoje, um dos nossos maiores esforços de vacinação tem sido, sem dúvida, a covid-19. Até agora, mais de 86% da população brasileira já foi vacinada com pelo menos duas doses contra a covid-19. Isso significa mais de 182 milhões de pessoas. São mais de 446 milhões de doses de vacinas aplicadas.
Gente, é pra se orgulhar ou não é?
Vamos ouvir o que o médico infectologista Dr. Trajano diz sobre a vacinação no Brasil.
“O Brasil é referência quando se fala em saúde pública. É um case mundial de prevenção, tratamento de cuidados necessários oferecidos para uma população continental. E com a vacinação contra a Covid-19, ficou evidente a importância do nosso Sistema Único de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações. Não é fácil vacinar tantas pessoas, em tão pouco tempo, em tantos lugares diferentes. E essa conquista é nossa, o que é motivo de orgulho para todo brasileiro.”
É vacina atrás de vacina, gente. E não é só Covid-19 não. Tem também tuberculose, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, influenza, Hepatite A e B, sarampo, caxumba, rubéola e muitas outras doenças. Ao todo, são 19 vacinas disponíveis gratuitamente para nossa população.
E quem vive na pele a experiência de ter seu bebezinho vacinado, sabe o alívio que a vacina dá, não é não, dona Carla, conta pra gente?
“Ai, vacina é bênção. Meu bebezinho tá aqui, firme e forte, todo saudável e vacinado. Afinal de contas, quem ama, protege, né? A gente veio aqui na Unidade de Saúde, as vacinas foram aplicadas e fomos muito bem atendidos. Agora é comemorar a vida com a carteira de vacinação atualizada!”
Pois é, gente, então o recado tá dado. Vamos todos atualizar nossa carteira de vacinação.
E você já sabe: onde tem SUS, tem vacina!
Fonte: Brasil61