O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, nesta terça-feira (14), obras de macrodrenagem e recapeamento da bacia das ruas Felipe Schmidt e João Bauer, na cidade de Brusque, em Santa Catarina. A ação visa reduzir o risco de enxurradas e alagamentos na região.
A cerimônia contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira. Ele destacou a importância da obra para a cidade catarinense. “É uma obra que a gente não vê, mas que modificou uma realidade muito rapidamente depois de concluída. Antes, a via ficava intransitável com as fortes chuvas e agora ela é acessível”, destacou.
As obras entregues nesta terça-feira integram um conjunto de ações de manejo de águas pluviais na cidade de Brusque, que incluem a execução de galerias de águas pluviais, serviços de dragagem e desassoreamento de tubulações na região.
A reforma total conta com 78,16% de execução e recebeu R$ 35,3 milhões do Governo Federal. O montante é proveniente de financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, há R$ 1,76 milhão em contrapartida do governo municipal.
Além das ruas Felipe Schmidt e João Bauer, as obras vão beneficiar outras seis ruas da cidade catarinense: Bateias, Sete de Setembro, Steffen, São Leopoldo, Avenida Beira Rio e Limeira.
Também presente à entrega desta terça-feira, o prefeito de Brusque, José Ari Vequi, comemorou a conclusão da obra. “Foi feito um serviço de muita qualidade e pode ter certeza que a cidade reconhece esse trabalho”, afirmou.
Fonte: Brasil61