83% das cidades paranaenses registraram saldo positivo na abertura de empregos formais nos primeiros 11 meses de 2023, com um total de 122.794 novas vagas, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Com esse resultado, o estado teve o melhor desempenho na Região Sul e quarto melhor do País, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Curitiba liderou a geração de empregos no Paraná de janeiro a novembro de 2023, abrindo 22.913 vagas, seguida por Londrina, Maringá, São José dos Pinhais e Ponta Grossa, que também registraram números significativos. Além disso, municípios com menos de 25 mil habitantes como Carambeí, Nova Londrina, Loanda e Jandaia do Sul, ficaram entre as 50 cidades que mais criaram postos de trabalho no estado no período.
Municípios que mais empregaram em novembro
- Foz do Iguaçu (381);
- Colombo (346);
- Assis Chateaubriand (277);
- Paranaguá (269);
- Paranavaí (212);
- Toledo (170);
- Cianorte (162);
- Matinhos (141);
- Castro (138);
- Ibaiti (127);
- Itaperuçu (123);
- Carambeí (121);
- Campina Grande do Sul (121);
- Ubiratã (87);
- Piraí do Sul (74);
- Irati (70);
- Loanda (70);
- Pontal do Paraná (69);
- Guaratuba (69);
- Arapongas (67).
Dicas
Pedro Vitali, Co-Fundador da T&D Sustentável, sugere que, para uma entrevista de emprego, o candidato deve se preparar adequadamente para a posição, pesquisando sobre a empresa e a vaga que vai ocupar. Ele enfatiza a importância de ser transparente sobre habilidades que ainda não possui, mas demonstrar disposição e capacidade para aprender.
“É o que o mercado mais quer na verdade, são pessoas que têm essa capacidade de se desenvolver, até mesmo porque, hoje, com tecnologia, tudo muda muito rápido. Se você é uma pessoa que aprende rápido, ou que tem interesse em aprender, ou que gosta de estudar, esses são pontos muito importantes”, expõe.
Vitali sugere que, ao procurar emprego, é essencial criar um currículo conciso, claro e objetivo, que destaque os pontos fortes, experiências e expectativas do candidato. Ele enfatiza que o currículo funciona como um cartão de visitas, sendo importante apresentar as informações mais relevantes de forma resumida.
“Aí as principais informações, uma foto, o seu endereço atualizado, o seu E-mail, o seu contato de telefone, seu contato de WhatsApp são as previstas básicas. Os seus objetivos, enquanto profissional, as experiências que você já teve, suas principais habilidades”, explica.
Das 50 cidades que mais geraram empregos de janeiro a novembro, quatro possuem menos de 25 mil habitantes. São elas Carambeí (22ª posição, 1.075 vagas), Nova Londrina (43ª posição, 465 vagas), Loanda (44ª posição, 23,2 mil vagas) e Jandaia do Sul (48ª posição, 389 vagas). Ao todo, 134 municípios do paranaenses abriram mais de 100 vagas de trabalho de janeiro a novembro de 2023.
Veja Mais:
Reajuste do salário mínimo agrava ainda mais a crise das prefeituras, aponta CNM
Servidores do Ibama anunciam paralisação de fiscalização ambiental
Fonte: Brasil 61