MS tem queda no número de crimes violentos pelo 4º mês seguido

Redação 15/09/2023
Atualizada 2023/09/15 at 1:48 AM
Inscreva-se no Google News do Portal de Recuperação

Os índices criminais monitorados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) registraram queda pelo quarto mês consecutivo em Mato Grosso do Sul. Dados da Sejusp indicam que as maiores quedas foram registradas nos roubos seguidos de morte (-40%) e nos feminicídios (-32,1%), no período de janeiro a agosto de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Houve também reduções significativas nos crimes contra patrimônio. Foram registradas quedas nos furtos de veículos (-22,7%) e nos furtos em residências (-17,1%). Já os crimes contra a vida foram (-7%) nos homicídios culposos no trânsito e (-1,4%) nos casos de homicídios dolosos.

Quedas expressivas nos últimos oito meses foram registradas também nos furtos com o emprego de violência ou grave ameaça. Conforme o levantamento, caíram (-13,2%). Roubos em vias urbanas tiveram queda de (-20%) e roubos a comércios diminuíram (-10%).

Segundo o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp-MS, Wagner Ferreira da Silva, a redução dos índices de criminalidade no Estado de Mato Grosso do Sul está ligada aos investimentos em segurança pública.

“Nós entendemos que essa redução tem muito a ver com os investimentos que foram feitos ao longo do tempo, na política de segurança pública de Mato Grosso do Sul, mas principalmente pela política de continuidade dos projetos. Nós seguimos oito anos de um projeto de governo. Justamente a continuidade deste processo é que tem possibilitado atingir os resultados esperados e importantes para a sociedade”, afirma.

Capital

De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp-MS, Campo Grande tem contribuído para a queda nos indicadores.

“Na verdade, nós percebemos um decréscimo dos números em diversos municípios, mas a capital tem puxado esses indicadores para baixo e tem tido as reduções mais importantes. Quando nós estudamos as taxas por 100 mil habitantes é bem impactante os resultados que a capital tem demonstrado”, afirma.

Segundo as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do estado, até agosto de 2023 foram registradas 86 ocorrências de crimes violentos letais intencionais na capital. Sendo (6) feminicídios, (74) homicídio doloso, (5) lesão corporal seguida de morte e (1) roubo qualificado. O número é 5.81% menor que o mesmo período de 2022.

Fonte: Brasil61

Inscreva-se no Google News do Portal de Recuperação
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *