Sintomas de abstinência apresentados por um dependente químico em clínicas de recuperação: As crises de abstinência surgem por associação de vários fatores.
Geralmente, elas são impulsionados por características emocionais, herança genética, padrões de gênero, estilo de vida e aspectos comportamentais e sociais.
Como as drogas agem no organismo?
Ainda que sejam usadas em pequenas quantidades, a maioria das drogas tem efeito muito potente sobre o funcionamento geral do organismo. As substâncias que são inaladas são rapidamente absorvidas pelas células pulmonares e, em fração de segundos, alcançam a corrente sanguínea e chegam ao cérebro.
As drogas de uso oral, como o ecstasy, ou as injetáveis como o ácido lisérgico (LSD) e a heroína também costumam causar impactos bem parecidos no cérebro. Isso porque o efeito das drogas no organismo são bem semelhantes, principalmente nas áreas cerebrais.
Como é o processo de desintoxicação?
A dependência química resulta de mecanismos psicológicos induzidos por diferentes questões. Esses pilares são sustentados pela busca do prazer e, ao mesmo tempo, pela fuga dos problemas que incomodam, provocam dor e que, aparentemente, não têm solução.
Assim, muitas pessoas veem nas drogas a opção para resolver esses embates e, por isso, acabam mergulhando em um ciclo vicioso que compromete, além da estabilidade fisiológica, suas relações pessoais, sociais e profissionais.
- transtornos de ansiedade;
- comportamentos compulsivos.
- hipersensibilidade ao estresse;
- tendências a ideações suicidas.
O que fazer quando passar por uma crise com um dependente químico?
As crises de abstinências podem provocar reações imprevisíveis e extremamente perigosas. Por isso, a orientação dos profissionais especialistas nessa área é que, se a pessoa estiver sozinha, ele deve procurar socorro imediato.
Contar com a ajuda e o apoio psicológico dos amigos, pais ou familiares pode minimizar os reflexos negativos desse problema e direcionar para viabilidade de soluções. Se a crise surgir de repente, o ideal é buscar apoio profissional ou entrar em contato imediatamente com um hospital.
Como saber o que causou a crise de abstinência?
A síndrome de abstinência pode resultar de uma multiplicidade de fatores. No entanto, ela costuma ser desencadeada pelo estresse descontrolado ao entrar em contato com outros usuários de drogas. Nessas circunstâncias, o indivíduo torna-se mais vulnerável ao uso, já que o próprio organismo “exige” a substância.
Como prevenir as crises de abstinência dependentes químicos?
O abuso de drogas lícitas e ilícitas pela Humanidade não é tão recente. Sabe-se que o homem sempre utilizou substâncias alucinógenas para os mais variados fins: como analgésicos, remédios e até mesmo em rituais sagrados.
Porém, o uso recreativo das drogas é bem mais recente e, hoje, muitos dos malefícios associados à toxicidade provocada por elas aumentam os riscos de doenças concomitantes ou preexistentes.
A boa notícia é que existem alternativas de prevenção, e que podem minimizar os efeitos nocivos das crises de abstinência decorrentes do abuso de drogas. Veja, então, quais são as medidas mais relevantes para prevenir esse problema!