Luan Engelke é um jovem empresário que tem feito a diferença em sua cidade, transformando, de acordo com suas possibilidades, a realidade da comunidade onde atua como cidadão e profissional.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esse jovem empreendedor? Então vem conosco e continue lendo!
Luan Engelke: empresário e fisioterapeuta
Luan Engelke, é um empresário jovem e também um jovem empresário, que se formou há 04 anos em fisioterapia e se especializou em na área ortopédica, desportiva e quiropraxia.
Tem se destacado em mais um desafio através do projeto CACI – Centro de apoio ao cidadão, que foi criado a partir do crescente número de pessoas com depressão e casos de suicídios que foram surgindo no primeiro ano da pandemia do COVID-19.
O empresário, já possui uma clínica de fisioterapia na sua cidade, a Clínica Health em Campo Alegre/SC, que é uma referência local, desde que foi criada há 02 anos.
Sua clínica atua como uma clínica multidisciplinar, onde conta com a atuação de médicos em geral, além de nutricionistas, fisioterapeutas, quiropraxia, pilates e dermato funcional que atende aos seus clientes, aos quais buscam uma qualidade de vida melhor através de seus serviços e dos tratamentos oferecidos.
“Minha vida é muito corrida, mas é com prazer que faço tudo que está ao alcance de minhas mãos, atuando como fisioterapeuta especializado na área ortopédica, desportiva e quiropraxia, atuo também como gestor da carreira de outros fisioterapeutas atuantes em todo Brasil. Sendo assim, minha rotina diária começa às 07hs e termina às 22hs.” Diz Luan Engelke.
Sendo um profissional da área da saúde, tornou-se impossível não perceber, ou ignorar a necessidade de investimento na qualidade da saúde mental da população e sendo assim, projetou a CACI – Centro de apoio ao cidadão.
Vamos conhecer um pouco deste projeto que tem trazido alívio a muitos daqueles que têm sido afligido por doenças mentais, como a ansiedade e depressão, por exemplo, que é uma das principais causas do crescimento do suicídio no mundo.
CACI – Centro de Apoio ao Cidadão: projeto Luan Engelke
O projeto CACI – Centro de Apoio ao Cidadão, é um projeto criado por Luan Engelke, que tem como principal objetivo o cuidado da saúde mental da população de 03 cidades de Santa Catarina: Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho.
“Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde – no primeiro ano da pandemia do COVID-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com um resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e esses números só têm aumentado.” Explica o empresário.
Com esses dados junto com o crescimento de números de casos sendo presenciados na pequena região de Campo Alegre, Luan Engelke, empresário e fisioterapeuta, resolveu investir em um projeto social para saúde mental, com o intuito de dar apoio psicológico para essas pessoas que têm sofrido com a depressão.
No entanto, não são somente as pessoas que desenvolveram esse transtorno que tem sido agraciadas, mas também os familiares das pessoas que cometeram suicídio e precisam deste apoio psicológico, em um momento de tanta dor, desespero e incompreensão.
Afinal, o suicídio é compreendido como um ato de atentado, cometido de direta ou indiretamente pela própria vitima. A depressão é uma das principais causas de suícidio no mundo, afetando milhares de pessoas em todo mundo.
E assim, o projeto tem tido resultados incríveis, atingindo principalmente as crianças e adolescentes entre 12 a 16 anos, que já possuem um grau de depressão elevado. As pessoas que já estão na fase da meia idade e idosos também têm sido alcançadas com muito êxito, visto que muitos deles também estão apresentando sinais claros da doença.
Palestras com médicos e psicólogos, que vão às escolas e abrem espaço para discussão também na comunidade, esclarecem melhor sobre o assunto e a população recebe as devidas orientações sobre esse assunto tão relevante para a pessoa em si e para a sociedade em geral..
“Acredito que com esse estímulo para a qualidade da saúde mental da população mais informações são distribuídas e com isso mais pessoas começam a ter conhecimento sobre esse assunto tão relevante para todos nós, que é a depressão e o suicídio.
Em posse desse conhecimento, torna-se muito mais fácil identificar o problema e pedir a ajuda, alcançando, por meios dos profissionais da área, a ajuda necessária e a indicação mais correta para tratar a condição.” Nos diz o fisioterapeuta e empreendedor Luan Engelke