Guido Sant’Anna, um paulistano de apenas 17 anos, foi o vencedor do 10º Concurso Internacional Fritz Kreisler, de Viena.
Guido interpretou o Concerto para Violino de Brahms e empolgou a plateia.
A disputa aconteceu no último domingo (25/10/22), e coube ao presidente do júri, o francês Jean-Jacques Kantorow, anunciar a vitória do brasileiro.
O título é inédito para o Brasil. Se fosse no futebol, seria o equivalente a vencer a Copa do Mundo.
Mais de 230 candidatos de 42 países se inscreveram no concurso. Guido era o terceiro mais jovem e o caçula na final, que também contou com a japonesa Rino Yoshimoto e o israelense Michael Shaham, os dois com 19 anos, que dividiram o segundo lugar.
Nas redes sociais, o brasileiro falou sobre a conquista.
– Que grande honra e prazer poder participar e ganhar de uma competição com a magnitude e imponência do concurso Fritz Kreisler! Foi uma experiência que vai ficar na memória. Todo o trabalho e investimento valeu a pena. Tenho inúmeras pessoas a agradecer por esta vitória – escreveu, no Instagram.
Guido nasceu em Parelheiros, na periferia de São Paulo. Começou a tocar aos 5 anos, e logo teve o talento reconhecido: ganhou um bolsa de estudos.
Com o primeiro lugar, Guido Sant’Anna, também levou um prêmio de 20 mil euros (cerca de R$ 100 mil), vai lançar um CD e tem uma série de concertos agendados com orquestras sinfônicas de vários países. Ele ainda tem a chance de tocar como solista na Filarmônica de Viena, uma das melhores orquestras do mundo.
Fonte: Agência Brasil